Quem somos?




           A Chapa Contra-Corrente, que disputa a eleição do Diretório Central d@s Estudantes - DCE de 2014, é composta por estudantes do Coletivo “De Que Lado Você Samba?”- ANEL, Movimento Mulheres em Luta – MML além de Estudantes Independentes de vários cursos. Mas, principalmente, por tod@ e qualquer estudante que entende que, apesar das possíveis divergências existentes, o Movimento Estudantil de Luta e Independente da UEM deve estar junto, e que o divisionismo dentro desse movimento não serve aos estudantes, e sim aos governos e reitoria, que sistematicamente atacam a Educação.

Entendemos que é fundamental disputarmos esse processo eleitoral pois a atual gestão “Agora só falta você/UNE” abandonou o DCE e, no pouco tempo em que se fez presente, não o utilizou em prol das Lutas estudantis. Os exemplos foram muitos: DCE fechado quase o ano todo, pedido de bolsa para membros do DCE em detrimento d@s bolsistas trabalho, nenhuma organização ou tentativa de mobilização. E também acreditamos que nenhuma das demais chapas que disputam esse ano levarão certas discussões de forma ampla e clara aos Estudantes.

Nós temos muito orgulho de ao longo desses últimos anos termos sido parte da construção da Movimente-se UEM. Reconhecemos que suas gestões tiveram erros e dificuldades, mas ela teve papel indispensável na organização e unificação do Movimento Estudantil combativo da UEM, em todos os processos de Luta dos últimos anos, como a Ocupação da Reitoria de 2011, as Greves de 2012 e Lutas de 2013. 

A Movimente-se UEM esteve a frente de grandes Lutas e Conquistas d@s Estudantes da UEM, resistindo a cortes de verbas sucessivos e políticas gerais de precarização da Universidade. 

Os princípios que hoje nos unificam na Chapa Contra-Corrente são:

Independência do governo (em todas as instâncias) e da reitoria. O DCE e o Movimento Estudantil devem ter compromisso somente com os interesses d@s estudantes e trabalhadores.

Combate à toda forma de opressão (machismo, racismo e homofobia). Essas ideologias servem para reforçar a divisão entre aquel@s que deveriam estar junt@s lutando, não só por uma Universidade melhor, mas também por educação de qualidade e por uma sociedade mais justa. 

A Luta dos estudantes é que obtém conquistas. E, somente com ela, podemos mudar nossa realidade, sem que isso signifique nos abster ou menosprezar os espaços de diálogo, conselhos, comissões, etc.

Ampla democracia na tomada de decisões, ações e políticas, de forma aberta, na qual tod@s possam participar, opinar e decidir conjuntamente. E também o diálogo de forma clara com @s estudantes, apresentando nossas perspectivas, limitações e principalmente nossa real posição sobre todos os temas que dizem respeito ao movimento estudantil.

E tudo isso entendendo que, infelizmente, a realidade da UEM é a mesma das outras Universidades Públicas e que, por isso, nossa organização, articulação e Luta ao lado dos Movimentos Sociais e Estudantes de todo o Brasil é mais que possível, é necessária! 




Se os problemas são os mesmos, por que lutar separad@s?

 Somente com a LUTA conseguiremos vitórias.

Vem com a gente! Junt@s, mesmo nadando CONTRA-CORRENTE, venceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário