sábado, 18 de outubro de 2014

Quem somos?


A Chapa Contra-Corrente, que disputa a eleição do Diretório Central d@s Estudantes - DCE de 2014, é composta por estudantes do Coletivo “De Que Lado Você Samba?” - ANEL, Movimento Mulheres em Luta – MML além de Estudantes Independentes de vários cursos. Mas, principalmente, por tod@ e qualquer estudante que entende que, apesar das possíveis divergências existentes, o Movimento Estudantil de Luta e Independente da UEM deve estar junto, e que o divisionismo dentro desse movimento não serve aos estudantes, e sim aos governos e reitoria, que sistematicamente atacam a Educação.

Entendemos que é fundamental disputarmos esse processo eleitoral pois a atual gestão “Agora só falta você/UNE” abandonou o DCE e, no pouco tempo em que se fez presente, não o utilizou em prol das Lutas estudantis. Os exemplos foram muitos: DCE fechado quase o ano todo, pedido de bolsa para membros do DCE em detrimento d@s bolsistas trabalho, nenhuma organização ou tentativa de mobilização. E também acreditamos que nenhuma das demais chapas que disputam esse ano levarão certas discussões de forma ampla e clara aos Estudantes.

Nós temos muito orgulho de ao longo desses últimos anos termos sido parte da construção da Movimente-se UEM. Reconhecemos que suas gestões tiveram erros e dificuldades, mas ela teve papel indispensável na organização e unificação do Movimento Estudantil combativo da UEM, em todos os processos de Luta dos últimos anos, como a Ocupação da Reitoria de 2011, as Greves de 2012 e Lutas de 2013. 

A Movimente-se UEM esteve a frente de grandes Lutas e Conquistas d@s Estudantes da UEM, resistindo a cortes de verbas sucessivos e políticas gerais de precarização da Universidade. 

Os princípios que hoje nos unificam na Chapa Contra-Corrente são:

- Independência do governo (em todas as instâncias) e da reitoria. O DCE e o Movimento Estudantil devem ter compromisso somente com os interesses d@s estudantes e trabalhadores.

- Combate à toda forma de opressão (machismo, racismo e homofobia). Essas ideologias servem para reforçar a divisão entre aqueles que deveriam estar junt@s lutando, não só por uma Universidade melhor, mas também por educação de qualidade e por uma sociedade mais justa. 

- A Luta dos estudantes é que obtém conquistas. E, somente com ela, podemos mudar nossa realidade, sem que isso signifique nos abster ou menosprezar os espaços de diálogo, conselhos, comissões, etc.

- Ampla democracia na tomada de decisões, ações e políticas, de forma aberta, na qual tod@s possam participar, opinar e decidir conjuntamente. E também o diálogo de forma clara com @s estudantes, apresentando nossas perspectivas, limitações e principalmente nossa real posição sobre todos os temas que dizem respeito ao movimento estudantil.

E tudo isso entendendo que, infelizmente, a realidade da UEM é a mesma das outras Universidades Públicas e que, por isso, nossa organização, articulação e Luta ao lado dos Movimentos Sociais e Estudantes de todo o Brasil é mais que possível, é necessária! 



Se os problemas são os mesmos, por que lutar separad@s?

 Somente com a LUTA conseguiremos vitórias.

Vem com a gente! Junt@s, mesmo nadando CONTRA-CORRENTE, venceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário